Fazenda Com 55.000 Ha Em Grajaú-ma

R$ 77000000
Localização:
Brasília, Distrito Federal (DF)
Vendedor:
GERALDOJUNIORDF (Ver teléfono)
Perguntar Compartilhe no Facebook
O telefone do vendedor é: (61) 9214-0973


Descrição
Hectares:
55000
Aptidão:
Mista


Fazenda bruta numa das regiões mais procuradas do Maranhão, município de Grajaú.

Propriedade indicada para plantio de oleaginosas, com boa logística.

Valor: R$ 1.400,00 / ha

ÁREA COMPOSTA POR:

55 MIL HECTARES (SENDO 10.000 HÁ CERTIFICADOS)
TERRAS PRÓPRIA PARA PLANTIO DE LAVOURAS, PECUÁRIA E REFLORESTAMENTO

POSSUI TEM 3 ACESSOS:

1-BALSAS ( 170 KM)
2-BARRA DO CORDA (70 KM) 
3-GRAJAU(45 KM)

BENFEITORIAS:

SEDE COM 3 CASAS DE ALVENARIA 
RETIRO COM CASA + CURRAL BOM
5.000 HAS DE PASTAGEM FORMADA EM ANDROPOGON E JARAGUÁ, CERCADA
A FAZENDA TEM MAIS 5.000 HECTARES QUE JÁ FORAM DESMATADOS
TOPOGRAFIA DA PARTE AGRICULTÁVEL É 100% PLANA
A PARTE ONDULADA ESTÁ INSERIDA NA RESERVA LEGAL QUE NO MARANHÃO É DE 35%

VEGETAÇÃO DE CERRADO DE GALERIA ABERTA E FECHADA
ÍNDICE PLUVIOMÉTRICO DE 1.300 A 1.500 MM AO ANO E BEM DISTRIBUÍDOS
SOLO AMARELO E VERMELHO VARIANDO ENTRE 18 A 25 % DE ARGILA

RECURSOS HÍDRICOS : 

1-RIO DO CORDA CORTA A FAZ DE FORA A FORA
2-RIO QUE NASCE DENTRO DA FAZ E DESÁGUA NO RIO CORDA ( ONDE PODE SE CONSEGUIR OUTORGA 
PARA IRRIGAÇÃO).
OBS: DOS 55 MIL HAS SOMENTE 10. 000 TEM A CERTIFICAÇÃO DO INCRA, A DEMAIS ÁREA 
AGUARDA OS ÚLTIMOS LEVANTAMENTOS DO PERÍMETRO.



Informações sobre a região

Localizado na meso-região Centro Maranhense, Grajaú integra com os municípios de Arame, Barra do Corda, Joselândia, Sitio Novo e Tuntum a micro-região do Alto Mearim e Grajaú.

O município de Grajaú possui uma área de 7 408 quilômetros quadrados. Dista de São Luís, a capital do estado, 418 284 quilômetros. Está ligada a São Luís pela BR-226 e aMA-006. O município é um dos vinte mais populosos do Maranhão.

A sede do município encontra-se a 130 metros de altitude, limitando-se ao norte com Arame, ao nordeste com Itaipava do Grajaú, a leste com Barra do Corda, ao sul comFormosa da Serra Negra, a oeste com Sítio Novo e ao noroeste com Amarante do Maranhão.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2006 a população total do município era de 54 392 habitantes. Cerca de metade da população vive na zonarural do município, onde trabalha na produção agrícola que mantém a economia local, especialmente a produção de arroz.

Entre os minérios, em a areia, a pedra seixo, a pedra granito e a pedra branca.

Economia

Agricultura

Já na Agricultura, podemos destacar o arroz, a soja, o milho entre outros, onde hoje em Grajaú são produzidos 24 000 toneladas de arroz e 9 000 de soja (safra 2009), sendo que em três indústrias de beneficiamento de arroz, que produzem trezentos fardos por hora e 25 000 sacas por mês, fornecendo trabalho e gerando renda.

Ainda no agronegócio, destacam-se a uva, que, neste ano de 2009, já passou a ser comercializada nacionalmente e a pecuária bovina, pois o município conta hoje com 130 000 cabeças de gado, sendo que, todo ano, acontece uma exposição agropecuária.

Durante a Exposição Agropecuária de Grajaú, evento realizado anualmente há mais de trinta anos, animais e máquinas agrícolas são comercializadas com produtores de toda a região central e sul do Maranhão. O evento é sempre realizado na última semana completa do mês de julho.

Piscicultura

Já na Piscicultura, temos um grande sortimento e diferenciado de peixes, como é o caso do: mandubé, mandi, surubim, piau, cumaru, sardinha, Curimatá, corvina, piranha, corró, cari e variadas piabas. Tão importante é essa cultura para Grajaú, que, antigamente ia um lugar com o nome de Rua da Tarrafa, em homenagem aos pescadores que ali moravam e de toda a cidade, lugar este chamado hoje de Rua Patrocínio Jorge.

Antes da cheia do rio, ocorre a piracema, época de proteção e reprodução dos peixes. A proibição da pesca nesse período tem o objetivo de, após o fim da cheia, o rio ficar bastante abastecido de peixes. Existe, há oito anos, uma colônia de pescadores que congrega as pessoas que vivem deste comércio grajauense, produzindo, todo mês, 2 000 quilos de peixe.

Do rio para os criatórios, o peixe passou a incrementar a economia do setor primário, como atividade profissionalizada. No projeto Boa Vista, oitenta famílias estão dedicadas à criação de peixes. Em duzentos tanques, são produzidas trezentas toneladas a cada mês. Na comunidade do Baixão, os produtores já chegam na casa de dez toneladas por safra. Além desses projetos comunitários, muitos empresários e produtores individuais exploram essa atividade.

O peixe mais comun nos lagos artificiais construídos para a criação de peixes é o tambaqui (Colossoma macropomum), cuja distribuição geográfica constitui-se, principalmente, na Bacia Amazônica.

Polo Gesseiro

Hoje em dia, o principal minério encontrado no Rio grajaú é a gipsita, havendo vários polos e firmas gesseiras, como oito calcinadoras e cinquenta fábricas de placa de gesso, que produzem mais de 500 000 placas por mês. O polo gesseiro de Grajaú é o segundo do Brasil, atrás apenas do polo gesseiro da Região do Araripe, no Oeste Pernambucano. Em Grajaú são, extraídas 35 000 toneladas de gesso mensalmente, empregando 3 500 pessoas direta e indiretamente, gerando uma renda anual de 60 000 000 de reais.

Polo de soja

O município de Grajaú, é considerado, atualmente, o segundo maior pólo de produção de soja do Maranhão, atraindo produtores de outras partes do país para esta região. Apresenta além da soja, uma variedade de produtos agrícolas como o arroz, mandioca, milho, fava, inhame, macaxeira, abóbora, batata doce, algodão herbáceo, algodão arbóreo, feijão, banana, melancia e tomate.

Apesar da diversidade agrícola no município, a soja é a que mais apresenta desenvolvimento. Devido a importância adquirida por este produto no Brasil a partir dos anos 40, os agricultores perceberam o potencial que algumas regiões do país poderiam ter para o cultivo da soja. Nas décadas de 80 e 90 houve um grande aumento em sua produção no Estado do Maranhão, graças a vários fatores tais como: maior demanda pelas gordura vegetais, incentivos fiscais dados aos produtores para construção de grandes armazéns, facilidades para aquisição de máquinas agrícolas e as condições ideais do solo na região sul do Maranhão. Graças ao cultivo da soja, hoje há uma revolução socio-econômica em toda a região, evidenciando-se pelo aumento da cidade e maior poder de compra da população.

Turismo

Ainda destaca-se, como fonte econômica, o turismo nos balneários, nas cachoeiras e no leito do Rio Grajaú. No verão, após o esvaziamento da cheia, precisamente no mês de Julho, este rio transforma-se basicamente na maior força de produção desta cidade e seus povoados, pois atraem inúmeros turistas para apreciarem suas belas Cachoeiras e suas águas no Canecão, Limoeiro, Prainha e Zé Mulato; além de movimentar o comercio local, através de Pousadas, Hotéis, Lojas locais e o artesanato grajauense.

Uma das maiores atrações turísticas da cidade é o Rio Grajaú e suas cachoeiros ao longo de seu percurso pelo Estado do Maranhão.

Extrativismo

No extrativismo vegetal destacam-se as madeiras de lei, pau d"arco, cedro, aroeira, candeia, jatobá, sucupira, andiroba e bacuri, usadas na fabricação de móveis, construções e artesanatos. Já no extrativismo animal, as espécies são variadas, sendo que algumas estão em extinção: veado, paca, cutia, peba, tatu, guariba, macaco, capivara e porco-do-mato. Entre as aves em extinção destacam-se a seriema, a ema, o jacu e o curió.

Rede bancária

Hoje Grajaú possui cinco estabelecimentos bancários. Banco do Brasil, Caixa Economica Federal, Banco do Nordeste, Bradesco e SICOOB, além de três casas Lotéricas e como podemos ver desde o inicio, esta cidade nasceu para ser um centro econômico, pois seu destaque em relação as suas terras, onde de tudo o que se planta, se dá, é visível.

Observação: A propriedade acima está sujeita a alterações ou cancelamento por ordem do(s) proprietário(s) ou seu(s)preposto(s), sem aviso prévio, ficando a BRA FAZENDAS, livre de qualquer responsabilidade sobre as informações prestadas. É dever do comprador, no seu interesse, averiguar a documentação do imóvel desde a sua origem, verificar a averbação da reserva legal na escritura e conferir a autenticidade do georeferenciamento junto ao órgão competente.



Você assume toda a responsabilidade pela cotação deste item. Você acha que este anúncio é contra a política de Agroads? Informar aqui
Dados do vendedor
Apelido:
GERALDOJUNIORDF
Telefone:
(61) 9214-0973
Membro desde:
25/5/2012
Localização:
Brasília, Distrito Federal (DF)
+ Fazendas
  1. Fazendas Mistas
  2. Fazendas no Distrito Federal (DF)
  3. Fazendas en Brasil
Mais anúncios de Fazendas