Acaricida - inseticida pirate

Acaricida - Inseticida Pirate

R$ a combinar
Localização:
Guaratinguetá, São Paulo (SP)
Vendedor:
BASF
Perguntar Compartilhe no Facebook
O telefone do vendedor é:


Descrição
INSTRUÇÃO DE USO

Pirate ®, Inseticida-Acaricida, é um produto do grupo análogo de pirazol que foi descoberto e desenvolvido pelo Centro de Pesquisas Agrícolas da BASF Corporation em Princeton, Nova Jersey, EUA.

Pirate ® apresenta um largo espectro de ação sobre diferentes espécies de ácaros e insetos em diversas culturas. Pirate ® tem demonstrado extrema eficiência no controle de espécies que apresentam suspeitas de resistências aos principais grupos químicos como Fosforados, Carbamatos, Piretroides e Fisiológicos.

Em estudos realizados em laboratório, o produto não tem apresentado indícios de resistência cruzada. Devido ao seu modo de ação único, Pirate ® apresenta-se como uma boa opção para o manejo integrado de pragas, principalmente nos Programas de Rotação ou Alternância de Produtos.

 
MODO DE AÇÃO

Ação de contato e ingestão: Pirate ® atua sobre os artrópodos e insetos pragas por ingestão e ação de contato, embora o primeiro processo seja aparentemente o mais eficiente. Em diversas espécies de plantas onde foi aplicado o Pirate ® mostrou boa atividade translaminar.
 
 
COMPOSIÇÃO
4-bromo-2-(4-chlorophenyl)-1-(ethoxymethyl)-5-(trifluoromethyl)pyrrole-3-carbonitrile (Clorfenapir) ---------------- 24% m/v (240,0 g/L) 
Ingredientes inertes --------------- 76% m/v (760,0 g/L)
 

FORMULAÇÃO
Suspensão Concentrada (SC)
 
 
GRUPO QUÍMICO
Análogo de pirazol
 
CLASSE TOXICOLÓGICA
III - Medianamente tóxico
 
CulturaNomenclatura binomialNome ComumDescrição
Batata Doses: 500-750 mL/ha
Batata * Doses: 500-750 mL/ha
Batata * Dose: 750 mL/ha
Feijão * Dose: 500-750 mL/ha
Mamão Dose: 30-50 mL/100L água
Milho * Dose: 500-750 mL/ha
Tomate * Dose: 25-50 mL/100L água
Tomate Dose: 25-50 mL/100L água
Tomate * Dose: 25-50 mL/100L água
Algodão Dose: 1,0 L/ha
Algodão Dose: 1,25 L/ha
Algodão * Dose: 1,0-1,5 L/ha
Algodão * Dose: 1,0 L/ha
Alho Dose: 50-100 mL/100L água
Crisântemo * Dose: 30-50 mL/100L água
Crisântemo * Dose: 30-50 mL/100L água
Maracujá * Dose: 30-50 mL/100L água
Melancia Dose: 50-100 mL/100L água
Melão * Dose: 50-100 mL/100L água
Pimentão Dose: 30 mL/100L água
Repolho Dose: 100 mL/100L água
Repolho * Dose: 50-100 mL/100L água
Roseira * Dose: 30-50 mL/100L água
Couve * Dose: 50-100mL/100L água
Feijão * Dose: 1,0 L/ha
Feijão * Dose: 500-750 mL/ha
Batata * Doses: 500-750 mL/ha.
Cebola Doses: 500-750 mL/ha.
 
* Com restrição de uso temporária no Estado do Paraná.

MODO DE APLICAÇÃO

O produto deve ser utilizado de acordo com as recomendações técnicas, levando em consideração a forma de aplicação por cultura sendo dose recomendada para cada 100 litros de água ou dose recomendada por hectare. 
O produto pode ser aplicado por via terrestre utilizando pulverizadores: tratorizados de barra, tratorizado com turbo atomizador, costal manual ou motorizado, usando-se bico de jato cônico com ponta e difusor ou com bicos rotativos (CDA) produzindo 30-50 gotas/cm2 e VMD de 250-400 m com pressão de 80 - 100 psi. Deve-se observar as condições climáticas ideais para aplicação do produto, tais como:
Temperatura ambiente até 30°C.
Umidade relativa do ar acima de 50%.
Velocidade do vento de no máximo 10 km/h.

A aplicação poderá ser feita fora das condições e formas acima descritas a critério do engenheiro agrônomo, evitando sempre a deriva e perdas do produto por evaporação.

As doses menores são recomendadas para início de infestação das pragas ou para culturas em processo de crescimento que ainda não atingiram o completo desenvolvimento da superfície foliar.

INFORMAÇÕES SOBRE OS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL A SEREM UTILIZADOS: Use macacão com mangas compridas, chapéu de aba larga, óculos ou viseira facial, luvas e botas.


ÉPOCA DE APLICAÇÃO

 Algodão: Para lagarta da maçã, aplicar quando houver 10 a 12% de botões florais ou maçãs atacadas por lagartas, repetir sempre que a infestação atingir a estes níveis. Para , aplicar assim que observado ataque nas folhas, reaplicando a cada 5 dias devido à rápida capacidade de reinfestação da praga. 
Para o controle do  e , aplicar quando atingir o nível econômico de dano. Repetir se necessário. Procurar obter uma cobertura uniforme de pulverização.

 Alho: Aplicar no início de infestação, reaplicar caso haja reinfestação. As doses indicadas foram baseadas numa calda de 1000 L/ha.

 Batata e Couve: Iniciar a aplicação quando verificar o ataque nas plantas. Reaplicar caso haja reinfestação das pragas.

 Cebola: Aplicar no início de infestação, reaplicar caso haja reinfestação, as doses indicadas foram baseadas numa calda de 800 a 1000 L/ha.

 Crisântemo, Rosa: Aplicar o produto no início de infestação, reaplicar em caso de reinfestação.

 Mamão, Maracujá, Melão, Melancia, Milho, Feijão, Pimentão: Deve-se aplicar o produto no início de infestação, devendo ser reaplicado se houver reinfestação.

 Repolho: Aplicar o produto no início da infestação, deve-se promover um completo molhamento das plantas.

 Tomate: Para traça e brocas, iniciar aplicação assim que observadas mariposas ao redor da cultura, principalmente no período de floração. Para ácaros, aplicar o produto assim que for observada infestação, devendo ser reaplicado em caso de reinfestação.

 
MECANISMO DE AÇÃO

Pirate ® atua sobre os ácaros e insetos pragas por ingestão e ação de contato, embora o primeiro processo seja aparentemente o mais eficiente. Em diversas espécies de culturas, o Pirate ® mostrou excelente atividade translaminar, fator importante na estabilidade do produto na planta.

Pirate ® é um inseticida, acaricida que somente se converte na forma ativa, pela ação das enzimas dos insetos/ácaros (oxidases de função mista). O sítio de atuação do Pirate ® no corpo dos insetos/ácaros é a mitocôndria. Como se sabe, essa estrutura celular é a responsável pela conversão de ADP em ATP mediante um processo chamado Fosforilação Oxidativa. ATP é a fonte de energia química que permite às células manterem suas funções vitais.

As mitocôndrias acumulam entre suas membranas íons de hidrogênio, até atingirem um determinado gradiente eletroquímico, os quais servem de fonte de energia para acionar as reações mitocondriais, inclusive a Fosforilação Oxidativa. Pirate ® após transpassar a primeira membrana, se transforma na forma ativa, desagregando esse gradiente eletroquímico, desacoplando assim as reações de Fosforilação Oxidativa, de maneira que a mitocôndria não consegue produzir ATP, cessando dessa forma as funções vitais das células, levando os insetos/ácaro à morte.

DADOS CARACTERÍSTICOS DO INGREDIENTE ATIVO: O ingrediente ativo Clorfenapir pertence ao grupo químico dos análogos de pirazol. Peso Molecular: 407,6. 
Odor: característico das cetonas. 
Solubilidade: solúvel em acetona e praticamente insolúvel em água. 
É fortemente adsorvido pelos coloides do solo e Imóvel em Latossolo Vermelho Escuro e Latossolo Roxo. Apresenta um pH em água de 7,6; é essencialmente não volátil.

SELETIVIDADE: O produto é seletivo às culturas indicadas. Estudos com inimigos naturais, à nivel de laboratório e campo, demonstraram que Pirate ® apresenta de média a alta seletividade aos inimigos naturais das pragas. Para espécies mais sensíveis de inimigos naturais, diversos trabalhos comprovam a rápida ressurgência desses insetos benéficos nas áreas tratadas.

SOLUBILIDADE, MOBILIDADE NO SOLO, ADSORÇÃO, LIXIVIAÇÃO, VOLATILIDADE E DEGRADABILIDADE>
Trabalhos realizados à nível de laboratório, demonstraram que Pirate ® é um produto com alguns aspectos importantes relativos ao meio ambiente, devido às características físico-químicas do composto. 
Sua baixa solubilidade em água, indica que Pirate ® possui um baixo potencial de movimento para as águas subterrâneas, sua forte capacidade de adsorção aos coloides dos solos confere uma pequena lixiviação, e sua baixa pressão de vapor apresenta Pirate ® como produto não volátil e estável na calda de aplicação. 
O produto apresenta de média a baixa degradabilidade no solo, é hidrolisado em solos básicos com pH ao redor de 9,0. 


INTERVALO DE SEGURANÇA / CARÊNCIA
 
Algodão - 21 dias
Alho - 14 dias
Batata - 07 dias
Cebola - 14 dias
Couve - 14 dias
Crisântemo - UNA
Feijão - 14 dias
Mamão - 14 dias
Maracujá - 14 dias
Melão - 14 dias
Melancia - 14 dias
Milho - 45 dias
Pimentão - 14 dias
Repolho - 07 dias
Rosa - UNA
Tomate - 07 dias
 
 
INTERVALO DE REENTRADA NAS ÁREAS TRATADAS
Sem restrições. No entanto, só se deve permitir a presença de pessoas na área durante a aplicação se estiver usando o equipamento de proteção individual recomendado no rótulo e/ou bula.
 
 
RESTRIÇÃO DE USO
Não aplicar em presença de ventos fortes.
Chuvas após a aplicação podem levar o produto e pode ocorrer a necessidade de nova aplicação (verificar o comportamento das pragas).
Quando usado nas doses, cultura e condições mencionadas, não causa efeito fitotóxico.
Mantenha afastado das áreas de aplicação crianças, animais domésticos e pessoas desprotegidas por um período de 1 dia após a aplicação do produto.
 
 
MANEJO DE RESISTÊNCIA

INFORMAÇÕES SOBRE MANEJO DE RESISTÊNCIA:

Qualquer agente de controle de inseto pode ficar menos efetivo ao longo do tempo se o inseto-alvo desenvolver algum mecanismo de resistência. Implementando as seguintes estratégias de manejo de resistência a inseticidas (MRI) poderíamos prolongar a vida útil dos inseticidas.

Qualquer produto para controle de inseto da mesma classe ou modo de ação não deve ser utilizado em gerações consecutivas da mesma praga.
Utilizar somente as doses recomendadas na bula
Sempre consultar um Engenheiro Agrônomo para direcionamento sobre as recomendações locais para o MRI.

 
INFORMAÇÕES SOBRE MANEJO INTEGRADO DE DOENÇAS
Incluir outros métodos de controle de doenças (ex. controle cultural, biológico, etc.) dentro do programa do Manejo Integrado de Pragas (MIP) quando disponíveis e apropriados.


Você assume toda a responsabilidade pela cotação deste item. Você acha que este anúncio é contra a política de Agroads? Informar aqui
Dados do vendedor
Apelido:
BASF
Membro desde:
15/8/2012
Localização:
Guaratinguetá, São Paulo (SP)
+ Acaricidas
Mais anúncios de Acaricidas