Sementes de Angico Branco / Angico Bravo
Angiospermae - Fabaceae - Mimosoedeae (Leguminoseae)
Anadenanthera colubrina (vell.) brenan
Nomes Populares: Angico-Branco, Cambuí-Angico.
Ocorrência: Maranhão, Paraná, Goiás, na floresta pluvial situada em altitudes superiores a 400 metros.
Morfologia: Com medidas de 12 a 15 metros, com copas aberta e tronco de 30 a 50 centrimetros de diâmetro, revestido por casca acinzentada com ritidoma escamoso e fissurado. Fruto foliculo achatado, deiscidente, áspero, com sementes marrons, também achatadas e providas de pleurogramas.
Fenologia: Floresce apartir de novembro, prolongando-se até Janeiro. A maturação dos frutos ocorre em Julho a Agosto.
Informações Ecológicas: Planta heliófita, decidua, pioneira, características de matas secundárias de regiões acima de 400 metros de altitude. É particularmente frequente nas regiões mais altas da encosta Atlântica nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Madeira: Pesada (0,93g/cm³ densidade), bastante dura, compacta, de fibras grossas e revessas, de grande durabilidade quando expostas.
Utilidades da Madeira: A madeira é utilizada para construção civil, obras hidráulicas, confecções de dormentes, tabuado, carpintaria, excelente para lenha e carvão.
Informações Complementares: A arvore floresce exuberantemente, atribuindo-a grande beleza. Pode ser aproveitada para arborização de praças, parques e para plantio em florestas mistas destinadas a recomposição de áreas degradadas de preservação. Flores melíferas.