Angico-do-morro (anadenanera peregrina (l.) speg

Angico-do-morro (anadenanera Peregrina (l.) Speg

R$ 28
Localização:
Birigui, São Paulo (SP)
Vendedor:
ARBOCENTER
Perguntar Compartilhe no Facebook
O telefone do vendedor é:


Descrição

DESCRIÇÃO

Sementes de Angico-do-Morro

Leguminosae-Mimosoideae

Anadenanthera peregrina (L.) Speg.

Nomes Populares: Angico-do-Morro, Angico-Branco, Paricá-de-Curtume, Paricá, Paricá-da-Terra-Firme, Angico e Angico-Vermelho.

Ocorrência: Tocantins, Goiás, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, na mata semidecídua e na sua transição para o cerrado (cerradão).

Morfologia: Altura de 14-22 m, dotada de copa frondosa e aberta. Tronco curto e mais ou menos cilíndrico, com casca rugosa e pouco partida, de 40-80 cm de diâmetro. Inflorescências axilares e terminais, em panículas de capítulos, sobre pedúnculos de 1-3 cm, com flores esbranquiçadas. Fruto legume deiscente.

Fenologia: Floresce exuberantemente durante os meses de setembro-outubro, geralmente com a planta totalmente destituída da folhagem.

Informações Ecológicas: Planta decídua, heliófita até ciófita, seletiva xerófita, pioneira, característica e exclusiva das matas semidecíduas. Apresenta frequência elevada, com padrão de dispersão contínua e irregular. Ocorre preferencialmente em formações primárias e secundárias, sobre terrenos de meia encosta, com solos pedregosos, arenosos ou argilosos, porém bem drenados, onde chega a formar populações quase puras.

Madeira: Muito pesada (densidade 1,08 g/cm³), dura, de textura média, grã reversa, de boa resistência mecânica e muito durável.

Sinonímia Botânica: Mimosa peregrina L., Acacia peregrina (L.) Willd., Piptadenia peregrina (L.) Benth e Niopa peregrina (L.) Britt.

Informações Complementares: A madeira é empregada para construção civil, como caibros, vigas, ripas, esteios, batentes de portas, obras externas, como moirões e estruturas de pontes, confecção de móveis e esquadrias, bem como para lenha e carvão. A casca é rica em tanino e outrora foi usada para curtir couro. As flores são apícolas e a planta é tida como medicinal.



Você assume toda a responsabilidade pela cotação deste item. Você acha que este anúncio é contra a política de Agroads? Informar aqui
Dados do vendedor
Apelido:
ARBOCENTER
Membro desde:
17/9/2013
Localização:
Birigui, São Paulo (SP)
+ Sementes
Mais anúncios de Sementes