Sementes de Cedro do Brejo / Cedro-Cheiroso
Meliaceae
Cedrela odorata L.
Nomes Populares: Cedro, Cedro-Rosa, Cedro-Vermelho, Cedro-Branco, Cedro-Batata, Cedro-do-Brejo, Cedro-Pardo, Cedro-Verdadeiro, Acujú, Cedro-Cheiroso.
Ocorrência: Em todo Brasil tropical nas formações vegetais, à exceção do cerrado. Ocorre freqüentemente na mata Atlântica e em quase toda a floresta pluvial Amazônica, mais freqüente no Sul da Bahia, no vale do rio Doce em Santa Catarina, ocorrendo também em São Paulo, no Norte do Paraná e em Mato Grosso até às fronteiras do Paraguai. Também é comum nas matas ciliares do interior do país e dos demais paises da América do Sul. É encontrado também no México, Equador, Peru e Guianas. Habita mata de terra firme, preferindo solos profundos e úmidos. No Amazonas encontra-se em solos argilosos nas terras firmes e também em solos arenosos.
Morfologia: Árvore grande com sapopemas na base, atingindo a altura de 30 a 35 m, de crescimento rápido tanto por semente como por estaca, decidual, com belíssima folhagem. Tronco fissurado 90-150 cm de diâmetro. Folhas compostas, alternas, paripinadas, com 25-35 cm de comprimento e 5-8 pares de folíolos opostos, sésseis, geralmente glabros, de 8-15 cm de comprimento. Os ramos novos desprendem cheiro de alho quando quebrados. Plantas monóicas com inflorescências terminais, pendente de 20-40 cm de comprimento, com flores unissexuais, brancacentas, em panículas cimosas. Fruto cápsula elipsóide, deiscente de 3,0-4,0 cm de comprimento (esta é a principal característica diferencial da espécie afim Cedrella fissilis que é muito maior, de 4,5-8,5 cm), lenhosa, com sementes aladas, pequenas e achatadas, facilmente dispersadas pelo vento. A semente está em uma sâmara, com a expansão aliforme e papirácea para um só lado.
Fenologia: Floresce durante os meses de dezembro a fevereiro. A frutificação ocorre a partir de maio com a planta totalmente sem folhas.
Informações Ecológicas: Planta decídua, heliófila ou de luz difusa, seletiva higrófita, características das matas primárias e secundárias altas de terra firme.
Madeira: Madeira moderadamente pesada (0,40 a 0,60 g/ cm3); alburno róseo pálido diferenciado do cerne castanho rosado ou acobreado; textura média a grossa; grã direita, superfície lustrosa e com reflexos dourados; cheiro agradável característico; gosto ligeiramente amargo. Madeira resistente, fácil de trabalhar, recebendo excelente acabamento.
Você assume toda a responsabilidade pela cotação deste item.
Você acha que este anúncio é contra a política de Agroads?
Informar aqui