Embirucu peludo / paineira-do-cerrado

Embirucu Peludo / Paineira-do-cerrado

R$ 34
Localização:
Birigui, São Paulo (SP)
Vendedor:
ARBOCENTER
Perguntar Compartilhe no Facebook
O telefone do vendedor é:


Descrição

DESCRIÇÃO

Sementes de Embiruçu Peludo / Paineira-do-Cerrado

Angiospermae - Malvaceae (antiga Bombacaceae)

Eriotheca pubescens (Mart. & Zucc.) Schott & Endl.

Nomes Populares: Embiruçu, Colher-de-Vaqueiro, Paineira-do-Cerrado e Embiruçu-Peludo.

Ocorrência: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Bahia, no cerrado e em cerradoões.

Morfologia: Altura de 6-10 m, dotada de copa aberta e irregular, com ramos curtos, grossos e bastante ramificados, revestido por casca suberosa de cor pardo-acinzentada. Flores brancas, reunidas em inflorescências racemosas terminais. Os frutos são cápsulas obovóides deiscentes, as sementes globosas, amarronzadas e envoltas por fibras (painas) esbranquiçadas.

Fenologia: Floresce de julho a setembro, geralmente com a planta quase desprovida de folhagem. Os frutos amadurecem em outubro-novembro.

Informações Ecológicas: Planta decídua ou semidecídua, heliófita, característica de formações secundárias do cerrado e cerradões. Apresenta dispersão bastante irregular, ocorrendo geralmente em baixíssima frequência. Prefere solos arenosos e secos.

Madeira: Leve, macia, esponjosa, mole, de baixíssima durabilidade em ambientes externos.

Sinonímia Botânica: Bombax pubescens Mart. & Zucc.

Informações Complementares: A madeira pode ser empregada apenas para confecção de forros, brinquedos, caixotaria e pasta celulósica. A árvore, pela forma bizarra e característica, tem bom potencial paisagístico, principalmente para a composição de grandes jardins e praças públicas. Como planta adaptada a terrenos secos e pobres, pode ser incluida na composição de reflorestamentos heterogêneos destinados à preservação.



Você assume toda a responsabilidade pela cotação deste item. Você acha que este anúncio é contra a política de Agroads? Informar aqui
Dados do vendedor
Apelido:
ARBOCENTER
Membro desde:
17/9/2013
Localização:
Birigui, São Paulo (SP)
+ Sementes
Mais anúncios de Sementes