Estilosantes campo grande (embalagem 10kg) Estilosantes campo grande (embalagem 10kg)

Estilosantes Campo Grande (embalagem 10kg)

R$ 105
Ver video
Localização:
Campo Grande, Mato Grosso do Sul (MS)
Vendedor:
SAFRASUL
Perguntar Compartilhe no Facebook
O telefone do vendedor é:


Descrição

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

O estilosantes Campo Grande é uma mistura de duas espécies de leguminosas, Stylosanthes capitata e S. macrocephala, coletadas em solos de Areia quartzosa e de baixa fertilidade, remanescentes de experimento anterior, que, após vários multicruzamentos, teve sua seleção definida.

O Stylosanthes macrocephala, que possui um crescimento mais horizontal, com folhas pontiagudas e flores, na sua maioria, amarelas; e o Stylosanthes capitata, possui hábito de crescimento mais vertical, com folhas mais arredondadas e flores que variam da cor bege ao amarelo. Ambas as espécies podem chegar a mais de um metro de altura e seu florescimento ocorre nos meses de abril e maio, respectivamente, e a principal característica da sua persistência é a ressemeadura natural, já que as suas plantas são predominantemente anuais e bianuais.

Por que foi desenvolvido?
Um dos maiores problemas enfrentados na pecuária de corte é a degradação das pastagens e o seu alto custo de manutenção, principalmente pela necessidade de uso de fertilizantes químicos nitrogenados, obtidos a partir de petróleo, recurso não-renovável, e custo comercial elevado.

O estilosantes é uma forrageira rica em proteína e executa uma função importante de absorver o nitrogênio encontrado na atmosfera e fixá-lo biologicamente no solo, reduzindo os investimentos em insumos agrícolas, contribuindo para a redução dos impactos ambientais e possibilitando maior ganho de peso nos animais.

Quais as vantagens de se plantar?
Além da característica de fixar nitrogênio no solo e de possuir alto teor protéico, o estilosantes Campo Grande ainda tem outras vantagens: 
• Ambientalmente correto; 
• Grande adaptação a solos arenosos e de baixa fertilidade; 
• Alta capacidade de ressemeadura natural; 
• Boa capacidade de persistência em consorciação com Brachiária decumbens; 
• Boa digestibilidade; 
• Tolerante a desfolha natural.

Como plantar?
Na consorciação, a taxa de semeadura do estilosantes Campo Grande deve ser de 2,5 a 3 kg por hectare. As sementes de estilosantes são pequenas e a profundidade de plantio não deve ser maior do que um centímetro. Recomenda-se a distribuição a lanço da gramínea e da leguminosa seguida da compactação do solo. Para as gramíneas dos gêneros Brachiária e Panicum, que germinam melhor em plantios mais profundos (Três a quatro centímetros), pode-se fazer a semeadura da gramínea a lanço e incorporar as sementes com uma grade niveladora, logo após, semear a leguminosa, também a lanço, na superfície e compactar.

O espaçamento comum para equipamentos mais tradicionais deve ser de 30 centímetros a 40 centímetros entre as linhas; para equipamentos mais modernos, que apresentam caixas independentes por linha, o plantio pode ser feito em linhas alternadas de 20 centímetros a 30 centímetros da gramínea e da leguminosa.

Para a utilização do Estilosantes Campo Grande na recuperação de pastagens, devem-se considerar duas situações básicas. A primeira, quando a recuperação é realizada com o preparo total do solo, onde a leguminosa é semeada a lanço ou em linhas e a gramínea retorna espontaneamente do banco de sementes entes no solo. A segunda é a introdução sobre pastagens em plantio direto. Inicialmente rebaixar a gramínea com pastejo intenso e fazer o plantio com semeadeira com sulcador largo, iniciar com pastejo leve duas a três semanas após o plantio.

Manejo e ganho animal
É recomendável fazer o pastejo de formação entre 50 e 60 dias após o plantio, para rebaixar a gramínea evitando que ela abafe o Estilosantes e prejudique o seu estabelecimento.

Nos meses de outubro a dezembro, período de crescimento e estabelecimento de gramíneas, os pastejos devem ser mais intensos a fim de que surjam novas plantas por ressemeadura natural. No final do período de chuvas e durante o outono, o pastejo deve ser mais leve contribuindo para a produção de sementes e maior oferta de forragem no período seco. O ganho animal nas consorciações é de 20% a 30% maior do que na gramínea pura sem adubação nitrogenada.



Você assume toda a responsabilidade pela cotação deste item. Você acha que este anúncio é contra a política de Agroads? Informar aqui
Dados do vendedor
Apelido:
SAFRASUL
Membro desde:
22/5/2014
Localização:
Campo Grande, Mato Grosso do Sul (MS)
+ Sementes
Mais anúncios de Sementes