Sementes de Garapa / Grapiá / Garapeira
Angiospermae - Fabaceae - Caesalpinioideae (Leguminoseae)
Apuleia leiocarpa (Vogel) J.F. Macbr.
Nomes Populares: Grápia, Muirajuba, Garapa, Amarelinho, Grapiapunha, Amarelão, Jitai, Jutaí, Jataí, Grapiá, Garapa-Branca, Garapa-Amarela, Barapibo, Cumarurana e Muratuá.
Ocorrência: Ocorre a todo nivel nacional principalmente na floresta latifoliada semidecidua.
Morfologia: Podendo atingir de 25 a 35 metros de altura, com troncos retilineo de aproximadamente 60 a 90 centimetros de diametro, revestido por casca com ritidoma reticulado, subescamoso, de cor alaranjada.
Fenologia: O grapiá floresce durante os meses de Agosto a setembro com a planta totalmente despida de folhagens. Proporciona sementes apartir de Janeiro até fim de Fevereiro entretanto podem permanecer na arvore por mais alguns meses.
Informações Ecológicas: De dispersão ampla, geralmente em baixa frequencia exceto na região oeste catarinense onde se forma grandes populações.
Madeira: Moderadamente pesada, dura, facil de trabalhar, de longa durabilidade.
Utilidades da madeira: A madeira do grapiá é empregada em marcenaria, tanoaria, esquadrias, carrocerias, trabalhos de torno, construção civil como vigas, ripas, caibros, tacos e tabuas para assoalhos , para usos externos como postes, mourões, dormentes, vigas de pontes, esteios, etc.
Informações Complementares: A Arvore quando cresce isoladamente adquire copa frondosa e pode ser utilizada no paisagismo de praças e avenidas. Muito util para reflorestamento preservacionistas.