Sementes de Ipê Roxo de Bola
Angiospermae - Bignoniaceae
Tabebuia impetiginosa (Mart. Ex DC.) Stand
Nomes Populares: Ipê-Roxo, Pau-D´arco-Roxo, Ipê-Roxo-de-Bola, Ipê-Una, Ipê-Preto, Pau-Cachorro, Ipê-de-Minas, Ipê-Roxo-Grande, Piuna e Piuna-Roxo.
Ocorrência: Ocorre de Piauí ao Ceará se estendendo até Minas Gerais, Goiás e São Paulo. Na mata pluvial atlântica e na floresta semidecídua ocasionalmente no cerrado.
Morfologia: Com altura de 8 a 12 metros e tronco de 60 a 90 cm de diâmetro produzindo frutos capsulas septicidas grossas.
Fenologia: Floresce nos meses de Maio a Agora com despimento total da folhagem. A maturação dos frutos ocorrem em Setembro a Outubro.
Informações Ecológicas: Durante o inverno esta espécie é Decídua, heliófita com caracterísitcas das florestas semideciduas e pluvial. Apresenta ampla dispersão porém descontinuadamente em toda área de distribuição. Ocorre assim como na floresta primária quanto nas secundárias.
Madeira: Madeira muito pesada (0,96g/cm³), muito dura ao corte, grã direita ou revessa, textura fina-média e resistente a ataques de insetos.
Utilidades da madeira: A madeira é própria para construções externas, dormentes, cruzetas, postes, etc. Também utilizada como esquadrias e lambris, para trabalhos de tornos, artigos esportivos como bolas de boliche.
Informações Complementares: Esta espécie é extremamente ornamental quando em floração prestando-se admiravelmente bem para o paisagismo em geral. A espécie mais cultivada na arborização urbana e paisagismos em cidades do sudeste e centr-oeste Brasileiro.