Sementes de Massaranduba Branca / Nectandra-Fedida
Lauraceae
Nectandra cissiflora Nees
Nomes Populares: Canela, Canela-Fedida, Louro-Babão e Massaranduba-Branca, Nectandra-Fedida.
Ocorrência: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás, na floresta latifoliada semidecídua da bacia do Paraná e, em menor frequência no oeste da Bahia e na Amazônia ocidental em matas ciliares. Também na América Central e Guianas.
Morfologia: Altura de 20-35 m, de copa alta e rala. Tronco ereto de 60-90 cm de diâmetro. Folhas alternadas, cobertas por pubescência, mais intensa ao longo da nervura principal da face superior. Flores pequenas, dispostas em grandes inflorescências paniculadas. Fruto baga globosa ou elíptica, com polpa carnosa, de 13-18 mm de comprimento.
Fenologia: Floresce de julho a setembro.
Informações Ecológicas: Planta semidecídua, heliófita ou de luz difusa, característica das matas ciliares da região de ocorrência da floresta latifoliada semidecídua da bacia do Paraná. Apresenta dispersão esparsa e descontínua desde o nível do mar até altitudes superiores a 1200 m, tanto em terrenos úmidos como secos.
Madeira: Moderadamente pesada (densidade 0,59 g/cm³), dura, de textura média, grã direita, muito resistente e com forte odor, muitas vezes considerado desagradável.
Sinonímia Botânica: Nectandra myriantha Meisn., N. myriantha Meisn. var. attenuata Meisn., N. myriantha Meisn. var.glabrata Meisn., N. kuntzeana Mez, N. capanahuensis O. C. Schmidt, N. steinbachii O.C. Schmist e N. paulii C. K. Allen.
Informações Complementares: A madeira é indicada para construção civil, para o fabrico de móveis e esquadrias, para lâminas faqueadas decorativas, tabuado em geral e carrocerias. Os frutos são consumidos por pássaros. A árvore é recomendada para reflorestamentos heterogêneos com fins ecológicos.