Moringa oleifera / acácia-branca

Moringa Oleifera / Acácia-branca

R$ 25
Localização:
Birigui, São Paulo (SP)
Vendedor:
ARBOCENTER 2
Perguntar Compartilhe no Facebook
O telefone do vendedor é:


Descrição

DESCRIÇÃO

Sementes de Moringa Oleífera / Acácia-Branca

Moringaceae

Moringa oleifera Lam.

Nomes Populares: Lírio-Branco, Quiabo-de-Quina, Acácia-Branca, Árvore-Rabanete-de-Cavalo, Cedro, Moringueiro, Akácia-Branka(Cabo Verde) e Moxingo (Índia), Acácia-Branca.

Ocorrência: Cresce principalmente em áreas semiáridas tropicais e subtropicais. Sendo o seu habitat preferencial o solo seco e arenoso. Tolera solos pobres, como em áreas costeiras.

Aparentemente, é nativa dos sopés montanhosos meridionais dos Himalaias (Noroeste da Índia). Hoje, o seu cultivo estende-se a África, à América Central e América do Sul, Sri Lanka, Índia, México, Malásia e nas Filipinas.

Morfologia: A moringa é uma planta perene. Tem um rápido desenvolvimento em condições favoráveis, atingido uma altura de até 4 metros em um ano, podendo atingir 10 – 12 metros de altura quando adulta. É uma árvore sempre verde ou decídua, conforme as condições ambientais. Tem uma copa aberta espaçada com ramos inclinados e frágeis; uma folhagem plumosa de folhas pinadas em três; suas flores são bastante perfumadas, de cor branca ou bege, pintadas de amarelo na base; o seu fruto é uma espécie de vagem triangular, suas sementes são cápsulas arredondadas e com três asas equidistantes. A raiz é em forma de tubérculo e armazena energia para a planta, que favorece em seu rebrote.

Utilidades: É resistente a seca após o seu estabelecimento. É uma planta de reconhecido valor de seus frutos, folhas, flores, raízes, todos comestíveis, e pelo azeite, também comestível, obtido a partir de suas sementes. Também é usada extensamente na medicina tradicional nas regiões onde é nativa e onde tem sido introduzida.

 

PURIFICADOR NATURAL Em alguns países em desenvolvimento, a água dos rios utilizada para consumo humano e uso doméstico em geral, pode ser altamente túrbida, particularmente na estação chuvosa, contendo material sólido em suspensão, bactérias e outros microrganismos. A cada ano, milhões de crianças poderão morrer nesses países, vítimas de infeções causadas por água impura. É necessário que se remova a maior quantidade possível desses materiais antes de usá-la para consumo. Normalmente isso é obtido pela adição de coagulantes químicos, dentro de uma seqüência de tratamento controlado. Coagulantes químicos, tais como o sulfato de alumínio, às vezes não estão disponíveis a um preço razoável para as populações dos países em desenvolvimento. Uma alternativa é o uso de coagulantes naturais, geralmente de origem vegetal, para promover a coagulação de tais partículas. As descobertas recentes do uso de sementes trituradas de M. oleifera para a “purificação” de água, a um custo de apenas uma fração do tratamento químico convencional, constitui uma alternativa da mais alta importância. Em relação à remoção de bactérias, reduções na ordem de 90-99% têm sido relatadas na literatura. Deve ser observado, porém, que o uso do tratamento com sementes, assim como o de outros coagulantes naturais e químicos, não produz água “purificada”. O risco de infecção pode ser altamente reduzido e a água passa a ser considerada potável. Portanto, alguma forma de desinfecção, tal como fervura, é recomendada.

Em um projeto piloto para tratamento de água em Malawi, na África, foi constatado que enquanto o alumínio é eficiente como coagulante apenas em uma faixa restrita de níveis de pH da água a ser tratada, as sementes de Moringa atuam independentemente do pH, constituindo-se em uma vantagem a mais em países em desenvolvimento, onde normalmente não é possível controlar efetivamente o pH antes da coagulação. Tais sementes podem ser usadas no tratamento de água, abrindo possibilidades que asseguram que os países emergentes possam ter água saudável, limpa, potável e para o uso doméstico.

Há relatos em literatura, da introdução de M. oleifera em alguns estados do Brasil a partir de 1950. Porém, como o seu potencial não era bem conhecido, a planta foi usada apenas como ornamental.

A Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Aracaju - Sergipe, em um trabalho pioneiro, vem realizando um estudo preliminar com plantas de M. oleifera, relativo ao seu comportamento nas condições climáticas da região. O interesse pela potencialidade da planta vem crescendo consideravelmente na comunidade e um programa de produção de mudas já está em andamento. O plantio de mudas de M. oleifera nas estações experimentais deste Centro também já foi iniciado para que se constituam bancos de semente de futuros programas de aproveitamento da planta como fonte de alimento e purificador natural de água para as populações das áreas sujeitas à secas.

Produção: Se destinada à produção de sementes, a primeira colheita acontece entre seis meses e um ano após o plantio. Devidamente podada, a planta produz mais ramos e pode render três colheitas anuais, podendo produzir até 3 mil kg de sementes por hectare. Em seu grão contém aproximadamente 42% de óleo.

Se cultivada para a produção de biomassa, a Moringa tem seu crescimento muito rápido e pode render até 600 toneladas por hectare / ano, em vários cortes.

Madeira:  A madeira é mole, porosa e amarelada.

Informações Complementares: É considerada uma das árvores cultivadas mais úteis para o ser humano, pois praticamente todas as suas partes podem ser utilizadas para diversos fins. Nos trópicos, a sua folhagem é usada como forragem para animais. As suas sementes, oleosas, são utilizadas para a produção do óleo de Ben (ou Bem), usado em pintura artística, bem como para “purificar” água. Sua polinização é efetuada por pássaros. É uma planta geradora de biomassa, a madeira é usada na produção de papel e de fibras têxteis, as raízes são consideradas abortivas e a árvore em si possui características ornamentais.



Você assume toda a responsabilidade pela cotação deste item. Você acha que este anúncio é contra a política de Agroads? Informar aqui
Dados do vendedor
Apelido:
ARBOCENTER 2
Membro desde:
24/9/2013
Localização:
Birigui, São Paulo (SP)
+ Sementes
Mais anúncios de Sementes