Mulungu suina / mulungu-crista-de-galo

Mulungu Suina / Mulungu-crista-de-galo

R$ 30
Localização:
Birigui, São Paulo (SP)
Vendedor:
ARBOCENTER
Perguntar Compartilhe no Facebook
O telefone do vendedor é:


Descrição

DESCRIÇÃO

Sementes de Mulungu Suinã / Mulungu-Crista-de-Galo

Angiospermae - Fabaceae - Faboideae  (Leguminosae)

Erythrina crista-galli L.

Nomes Populares: Sananduva, Corticeira, Corticeira-do-Banhado, Crista-de-Galo, Samauveiro, Seibo, Flor-de-Coral (SP), Mulungu e Suinã.

Ocorrência: Maranhão até o Rio Grande do Sul, em várzeas pantanosas ou alagadiças. Na região sul esta espécie produz flores vermelhas, constituindo uma raça geográfica.

Morfologia: Planta espinhenta de 6-10 metros, com tronco tortuoso de 30-40 cm de diâmetro revestido por casca pardacenta com ritidomas suberoso e escamoso; ramos novos lenticelados. Folhas alternas espiraladas, estipuladas, compostas trifolioladas, dotadas de pecíolo com aproximadamente 13 cm de comprimento; Foliolos ovalados a elípticos, glabros, os laterais de 6-8 cm de comprimento e o terminal de 9-10 cm. Flores róseas ou vermelhas, bissexuais, zigomorfas, diclamideas, com ovários súperos e unicarpelar, dispostas em racemos terminais e axilares. Frutos vagens deiscentes, negras, com poucas sementes por frutos.

Fenologia: Floresce predominantemente durante os meses de Setembro-Dezembro. A maturação dos frutos verifica-se em Janeiro-Fevereiro.

Informações Ecológicas: Planta decídua, heliófita, seletiva, higrófita, pioneira, caracterísiticas de terrenos brejosos ou muito úmidos entes ao longo de rios e estuários. Sua dispersão é maior nas formações secundárias como capoeiras, sendo raramente encontrada no interior da mata primaria densa. Apenas de produzir boa quantidade de sementes, estas são fortemente predadas por insetos diminuindo seu potencial de regeneração natural. Não é uma árvore muito alta atingindo de 6 a 8metros de altura. Com espessura de cerca de 50 cm, seu tronco é tortuoso e bonito, além de útil: sua madeira tem muitas utilizações. A floração ocorre de setembro a dezembro. É a árvore símbolo da Argentina e Uruguai. Seu tronco corticoso é otimo para fixação de plantas espífitas.

Madeira: Madeira leve (0,31 g/cm³), mole, porosa, de baixa durabilidade em ambientes externos.

Sinonímia Botânica: Corallodendron crita-galli (L.) Kuntze, Erythrina fasciculata Benth., Erythrina laurifolia Jacq., Micropteryx crista-galli (L.) Walp., Micropteryx fasciculata Walp. e Micropteryx laurifolia Walp.

Informações Complementares: A madeira presta-se para confecções de bóias, canoas, cepas para calçados, gamelas, esculturas, molduras, carvão para polvora, etc. A árvore é muito ornamental quando em flor, prestando-se muito bem em plantios de parques e jardins uma vez que também se desenvolve em terrenos secos. É considerada a árvore nacional da Argentina e do Uruguai. Seu tronco corticoso é ótimo para fixação de plantas epífitas.



Você assume toda a responsabilidade pela cotação deste item. Você acha que este anúncio é contra a política de Agroads? Informar aqui
Dados do vendedor
Apelido:
ARBOCENTER
Membro desde:
17/9/2013
Localização:
Birigui, São Paulo (SP)
+ Sementes
Mais anúncios de Sementes