Orelha de macaco / timburi / tamboril-da-mata (ent

Orelha De Macaco / Timburi / Tamboril-da-mata (ent

R$ 14
Localização:
Birigui, São Paulo (SP)
Vendedor:
ARBOCENTER
Perguntar Compartilhe no Facebook
O telefone do vendedor é:


Descrição

DESCRIÇÃO

Sementes de Orelha de Macaco / Timburi / Tamboril-da-Mata

Angiospermae - Fabaceae - Mimosoideae (Leguminosae)

Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong

Nomes Populares: Timburi, Timbaúva, Tamboril, Orelha-de-Macaco, Orelha-de-Negro, Tambori, Pau-de-Sabão, Timbaíba, Timbaúba, Timboúva, Timbó, Tambaré, Timbaúva, Ximbó (PA), Orelha-de-Preto (PA), Tamburé, Pacará e Vinhático-Flor-de-Algodão.

Ocorrência: Pará, Maranhão e Piauí até o Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, nas florestas pluvial e semidecídua. É particularmente frequente na floresta latifoliada semidecídua da bacia do Paraná.

Morfologia: Altura de 20-35 m, dotada de copa ampla, com tronco de 80-160 cm de diâmetro. Flores brancas, dispostas em umbelas axilares. Fruto vagem negra, contorcida e indeiscente.

Fenologia: Floresce a partir de meados de setembro, prolongando-se até novembro.

Informações Ecológicas: Planta decídua no inverno, heliófita, seletiva higrófita, pioneira, dispersa em várias formações florestais. Na floresta primária é pouco comum e quase sempre concentrada em solos úmidos. Em capoeiras e estágios mais adiantados da sucessão secundária sua frequencia é maior.

Madeira: Leve (densidade 0,54 g/cm³), macia ao corte, grã direita para irregular, pouco resistente, medianamente durável, com alburno diferenciado.

Informações Complementares: A madeira é própria para o fabrico de barcos e de canoas de tronco inteiro, para brinquedos, compensados, armações de móveis, miolo de portas e caixotaria em geral. Os frutos contêm saponina. A árvore possui copa ampla e frondosa, proporcionando ótima sombra durante o verão. É ótima para reflorestamento de áreas degradadas de preservação em plantios mistos, principalmente por seu rápido crescimento inicial.

Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 5ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2008.



Você assume toda a responsabilidade pela cotação deste item. Você acha que este anúncio é contra a política de Agroads? Informar aqui
Dados do vendedor
Apelido:
ARBOCENTER
Membro desde:
17/9/2013
Localização:
Birigui, São Paulo (SP)
+ Sementes
Mais anúncios de Sementes