Perobinha / chapadinha (acosmium dasycarpum)

Perobinha / Chapadinha (acosmium Dasycarpum)

R$ 38
Localização:
Birigui, São Paulo (SP)
Vendedor:
ARBOCENTER
Perguntar Compartilhe no Facebook
O telefone do vendedor é:


Descrição

DESCRIÇÃO

Sementes de Perobinha / Chapadinha

Leguminosae - Papilionoideae

Acosmium dasycarpum (Vogel) Yakovlev 

Nomes Populares: Chapada, Chapadinha, Pau-Paratudo (CE), Perobinha e Unha-D"anta (GO).

Ocorrência: Cerrados e cerradões do Planalto do Brasil Central até os estados da Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Morfologia: Altura de 4-6 m, dotada de copa pequena e rala. Tronco tortuoso, com casca suberosa e fendida longitudinalmente, com 20-30 cm de diâmetro. Folhas alternadas, compostas imparinadas, pecioladas, com eixo comum (ranque + pecíolo) de 5-7 cm de comprimento. Folíolos coriáceos, em número de 3-7, curto-peciolulados, glabros ou pubescentes na face superior e branco-tomentosos na face inferior, de 4-10 cm de comprimento por 2-5 cm de largura. Inflorescências em panículas terminais amplas, de 8-16 cm de comprimento, com flores perfumadas brancas. Fruto legume (vagem) achatado, indeiscente.

Fenologia: Floresce durante os meses de novembro-dezembro.

Informações Ecológicas: Planta semidecídua, heliófita, seletiva xerófita, secundária, característica e exclusiva dos cerrados e cerradões localizados sobre solos argilosos, onde apresenta frequência baixa e dispersão descontínua. Ocorre predominantemente em formações secundárias, sobre solos de média fertilidade situados em aclives suaves.

Madeira: Moderadamente pesada (densidade 0,70 g/cm³), dura, de cerne e alburno distintos, de textura média, com boa resistência mecânica e moderadamente durável mesmo quando exposta.

Sinonímia Botânica: Leptolobium dasycarpum Vogel, Leptolobium lanceolatum Tul. e Sweetia dasycarpa (Vogel) Benth.

Informações Complementares: A madeira, devido às pequenas dimensões disponíveis, é indicada apenas para marcenaria leve, serviços de torno e confecção de objetos decorativos. A árvore, de pequeno porte e bastante ornamental quando em flor, pode ser usada com sucesso no paisagismo, principalmente para arborização de ruas estreitas e sob redes elétricas. Também recomendada para a composição de reflorestamentos heterogêneos destinados a fins preservacionais.



Você assume toda a responsabilidade pela cotação deste item. Você acha que este anúncio é contra a política de Agroads? Informar aqui
Dados do vendedor
Apelido:
ARBOCENTER
Membro desde:
17/9/2013
Localização:
Birigui, São Paulo (SP)
+ Sementes
Mais anúncios de Sementes