Pitomba / olho de boi / pitomba-de-macaco

Pitomba / Olho De Boi / Pitomba-de-macaco

R$ 14
Localização:
Birigui, São Paulo (SP)
Vendedor:
ARBOCENTER
Perguntar Compartilhe no Facebook
O telefone do vendedor é:


Descrição

DESCRIÇÃO

Sementes de Pitomba / Olho-de-Boi / Pitomba-de-Macaco

Angiospermae - Sapindaceae

Talisia esculenta (A. St.-Hil.) Radlk.

Nomes Populares: Pitombeira, Pitomba, Olho-de-Boi, Pitomba-de-Macaco e Pitomba-da-Mata.

Ocorrência: Amazonas, Pará e Maranhão até o Rio de Janeiro, nas florestas pluvial amazônica e atlântica. É particularmente frequente na Amazônia Ocidental e no norte do Espírito Santo (Vale do Rio Doce).

Morfologia: Altura de 6-12 m, de copa globosa densa, com tronco de 30-40 cm de diâmetro, revestido por casca com ritidoma escamoso. Folhas alternadas, compostas pinadas. Flores pouco vistosas, brancas, dispostas em panículas terminais. Fruto baga globosa amarela, com polpa carnosa e doce.

Fenologia: Floresce de agosto a outubro.

Informações Ecológicas: Planta perenifólia ou semidecídua, heliófita e característica da floresta pluvial. É encontrada tanto no interior da mata primária densa como em formações secundárias, porém sempre em várzeas aluviais e fundos de vales.

Madeira: Muito pesada (densidade 1,10 g/cm³), dura, textura média, grã revessa e pouco resistente ao apodrecimento.

Sinonímia Botânica: Sapindus esculentus A. St.-Hil.

 

Informações Complementares: A madeira é utilizada em obras internas da construção civil, como forros, molduras, batentes, tábuas para assoalho, para carpintaria e caixotaira, etc. Os frutos são comestíveis e saborosos, sendo inclusive comercializados nas feiras do Norte do Brasil; são muito procurados também por pássaros. É uma espécie ocasionalmente utilizada no paisagismo e amplamente cultivada em pomares dométicos de todo o país. Indicada para reflorestamentos preservacionais.



Você assume toda a responsabilidade pela cotação deste item. Você acha que este anúncio é contra a política de Agroads? Informar aqui
Dados do vendedor
Apelido:
ARBOCENTER
Membro desde:
17/9/2013
Localização:
Birigui, São Paulo (SP)
+ Sementes
Mais anúncios de Sementes