Saboneteiro / sabao de soldado (sapindus saponaria

Saboneteiro / Sabao De Soldado (sapindus Saponaria

R$ 15
Localização:
Birigui, São Paulo (SP)
Vendedor:
ARBOCENTER
Perguntar Compartilhe no Facebook
O telefone do vendedor é:


Descrição

DESCRIÇÃO

Sementes de Saboneteiro / Sabão-de-Soldado

Angiospermae - Sapindaceae

Sapindus saponaria L.

Nomes Populares: Saboeiro, Sabão-de-Soldado, Pau-de-Sabão, Sabão-de-Macaco, Saboneteiro, Sabonete, Jequitiguaçu (RS), Salta-Martim, Guiti, Jequiri (PA) e Fruta-de-Sabão (MG).

Ocorrência: Região Amazônica até Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, nas florestas pluviais e semidecíduas.

Morfologia: Altura de 5-10 m, dotada de copa globosa e densa, com tronco cilíndrico, de 30-40 cm de diâmetro, revestido por casca pardacenta e rugosa. Fruta drupa globosa.

Fenologia: Floresce durante os meses de abril-junho.

Informações Ecológicas: Planta perenifólia ou semidecídua, heliófita e característica das várzes do Baixo Amazonas e da floresta latifoliada semidecídua.

Madeira: Moderadamente pesada, dura, compacta, de baixa durabilidade natural quando exposta.

Sinonímia Botânica: Sapindus divaricatus Cambess., Sapindus inaequalis DC., Sapindus peruvianus Walp. e Sapindus forsythii DC.

Informações Complementares: A madeira é empregada na construção civil, para confecção de brinquedos, caixotaria, etc. Seus frutos são consumidos por morcegos e servem para lavar roupa, por conter saponina. As sementes são usadas para artesanato. A árvore é bastante ornamental, principalmente por sua copa globosa e perenifólia, podendo ser empregada no paisagismo em geral; é uma das espécies mais cultivadas na arborização de ruas das cidades brasileiras. Planta rústica e de moderado crescimento, é indispensável para a composição de reflorestamentos heterogêneos destinados a áreas degradadas de preservação.



Você assume toda a responsabilidade pela cotação deste item. Você acha que este anúncio é contra a política de Agroads? Informar aqui
Dados do vendedor
Apelido:
ARBOCENTER
Membro desde:
17/9/2013
Localização:
Birigui, São Paulo (SP)
+ Sementes
Mais anúncios de Sementes