Timburi do cerrado (enterolobium gummiferum)

Timburi Do Cerrado (enterolobium Gummiferum)

R$ 24
Localização:
Birigui, São Paulo (SP)
Vendedor:
ARBOCENTER 2
Perguntar Compartilhe no Facebook
O telefone do vendedor é:


Descrição

DESCRIÇÃO

Sementes de Timburi do Cerrado

Leguminosae - Mimosoideae

Enterolobium gummiferum (Mart.) J. F. Macbr.

Nomes Populares: Angico-de-Minas, Timburi-do-Cerrado, Orelha-de-Negro, Vinhático-do-Campo, Favela-Branca, Angico-Vermelho-do-Campo, Brincos-de-Saguim e Sene.

Ocorrência: Pernambuco até São Paulo, Goiás, Tocantins, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, nos cerrados.

Morfologia: Altura de 4-6 m, dotada de copa arredondada. Tronco tortuoso e curto, de 15-25 cm de diâmetro. Folhas compostas bipinadas. Inflorescências em panículas de capítulos, com flores esbranquiçadas. Fruto vagem coriácea e curvada.

Fenologia: Floresce de agosto a setembro.

Informações Ecológicas: Planta decídua, heliófita, seletiva xerófita, clímax, característica exclusiva dos cerrados e campos cerrados, onde apresenta frequência baixa a ocasional com dispersão mais ou menos contínua e irregular. Ocorre preferencialmente em formações primárias de terrenos bem drenados e de média fertilidade. Em terrenos muito fracos, como em campo cerrado, pode se apresentar como simples arbusto.

Madeira: Moderadamente pesada (densidade 0,61 g/cm³), dura, de textura grossa, grã reversa, de boa resistência e medianamente durável.

Sinonímia Botânica: Pithecolobium gummiferum Mart.

Informações Complementares: A madeira é indicada para obras internas em construção civil, marcenaria leve, confecção de esquadrias, cabos de ferramentas, engradados, bem como para lenha e carvão. Sua seiva, folhas e a goma da casca são reputados como medicinais. A goma resina da casca tem poder adesivo como a goma arábica, a casca contém tanino e é empregada na indústria de curtume. Por suas qualidades ornamentais, a árvore pode ser usada para fins paisagísticos.



Você assume toda a responsabilidade pela cotação deste item. Você acha que este anúncio é contra a política de Agroads? Informar aqui
Dados do vendedor
Apelido:
ARBOCENTER 2
Membro desde:
24/9/2013
Localização:
Birigui, São Paulo (SP)
+ Sementes
Mais anúncios de Sementes