Tinge cuia (agonandra brasiliensis miers ex ben.

Tinge Cuia (agonandra Brasiliensis Miers Ex Ben.

R$ 14
Localização:
Birigui, São Paulo (SP)
Vendedor:
ARBOCENTER
Perguntar Compartilhe no Facebook
O telefone do vendedor é:


Descrição

DESCRIÇÃO

Sementes de Tinge Cuia

Opiliaceae

Agonandra brasiliensis Miers ex Benth & Hook. f.

Nomes Populares: Tinge-Cuia (MG), Quinze-Cuia (MS), Pau-Marfim-do-Cerrado, Pau-Marfim-do-Campo, Pau-Marfim (PA), Amarelão (PA), Cerveja-de-Pobre (MA), Imbu-D"anta (MA), Quina-de-Veado (MA), Tatu (MG) e Amora-do-Mato (ES).

Ocorrência: Cerrados e cerradões de todo o país, bem como na floresta semidecídua das bacias do Paraná e Paraguai e, matas calcárias adjacentes ao Pantanal Matogrossense.

Morfologia: Planta dióica de 8-15 m de altura, dotada de copa ovalada muito característica, com folhas e ramos pendentes. Tronco ereto e cilíndrico, de 15-25 cm de diâmetro, com casca muito grossa e suberosa, com sulcos longitudinais profundos, descamando em placas grossas.

Fenologia: Floresce durante os meses de agosto-outubro juntamente com o surgimento da nova folhagem.

Informações Ecológicas: Planta decídua, heliófita, seletiva xerófita, característica e exclusiva dos cerrados, cerradões e matas semidecíduas. Ocorre preferencialmente em terrenos arenosos e calcários. Apresenta dispersão ampla e esparsa, não obstante descontínua e irregular ao longo de sua área de ocorrência.

Madeira: Pesada (densidade 0,87 g/cm³), dura, de textura fina, grã direita, de média resistência mecânica e pouco suscetível ao apodrecimento.

Informações Complementares: A madeira é indicada para marcenaria , tornearia, tacos, para confecção de artefatos decotativos, armação de selas e de rodas de carroças, bem como para lenha e carvão. As sementes são oleaginosas. A casca fornece uma camada de cortiça de até 4 cm de espessura. As folhas e raízes são consideradas medicinais e os frutos muito procurados por pássaros e outros animais. A raíz foi outrora usada para colorir a cerveja. A árvore possui qualidades ornamentais que a recomendam para a arborização.



Você assume toda a responsabilidade pela cotação deste item. Você acha que este anúncio é contra a política de Agroads? Informar aqui
Dados do vendedor
Apelido:
ARBOCENTER
Membro desde:
17/9/2013
Localização:
Birigui, São Paulo (SP)
+ Sementes
Mais anúncios de Sementes