Urucum / colorau (bixa orellana l.)

Urucum / Colorau (bixa Orellana L.)

R$ 18
Localização:
Birigui, São Paulo (SP)
Vendedor:
ARBOCENTER
Perguntar Compartilhe no Facebook
O telefone do vendedor é:


Descrição

DESCRIÇÃO

Sementes de Urucum / Colorau

Angiospermae - Bixaceae

Bixa orellana L.

Nomes Populares: Urucu, Urucum, Colorau, Açafroa e Açafroeira-da-Terra (BA).

Ocorrência: Região amazônica até a Bahia na floresta pluvial, geralmente ao longo de rios e largamente cultivada pelos indígenas amazônicos.

Morfologia: Altura de 3-5 m, de copa baixa e densa, com tronco de 15-25 cm de diâmetro. Flores grandes de cor rósea, reunidas em panículas terminais. Os frutos são cápsulas arredondadas de cor vermelho-rosada ou amarelada, cobertas por arilo vermelho (corante), revestidos por espinhos moles.

Fenologia: Floresce principalmente durante a primavera e início do verão. Os frutos amadurecem no final do verão e início do outono.

Informações Ecológicas: Planta perenifólia, heliófita, pioneira, característica da floresta amazônica de várzea. Ocorre preferencialmente em solos férteis e úmidos de beira de rios. Produz anualmente grande quantidade de sementes viáveis, que são disseminadas tanto pelo homem como pelos animais.

Madeira: Leve, mole, de cor amarelada e desprovida de cerne, de baixa durabilidade natural sob quaisquer condições.

Sinonímia Botânica: Bixa acuminata Bojer, Bixa americana Poir., Bixa odorata Ruiz & Pav. ex G. Don, Bixa tinctoria Salisb., Bixa urucurana Willd., Orellana americana Kuntze e Orellana orellana (L.) Kuntze.

Informações Complementares: A madeira serve apenas para lenha. Suas sementes são condimentares e tintoriais; as matérias tintoriais de cor amarela (orelina) e vermelha (bixina), são extraídas da polpa que envolve as sementes; são empregadas na culinária, e nas indústrias alimentar, de impressão e de tecidos. A árvore é cultivada em muitas regiões do país para exploração de suas sementes e como planta ornamental. É muito empregada pelos índios amazônicos para tingir a pele, como repelente de insetos e para rituais religiosos. Pela rapidez de crescimento em ambientes abertos, pode ser plantada em áreas degradadas de preservação permanente.



Você assume toda a responsabilidade pela cotação deste item. Você acha que este anúncio é contra a política de Agroads? Informar aqui
Dados do vendedor
Apelido:
ARBOCENTER
Membro desde:
17/9/2013
Localização:
Birigui, São Paulo (SP)
+ Sementes
Mais anúncios de Sementes