EXCELL 10 - Vacina contra Carbúnculo Sintomático Gangrena Gasosa, Enterotoxemia, Morte Súbita, Tétano e Botulismo INDICAÇÕES Prevenção do Carbúnculo Sintomático nos bovinos (Peste da Manqueira), Gangrena Gasosa dos ovinos, caprinos, bovinos e suínos, Enterotoxemia dos bovinos, Enterotoxemia (Doença do rim polposo) dos ovinos, Morte Súbita, Edema Maligno, Tétano em bovinos, ovinos, caprinos e suínos, Botulismo nos bovinos, caprinos e ovinos e também Hepatite Necrótica Infecciosa dos ovinos.
APRESENTAÇÕES Frascos plásticos de 50, 100 e 250 mL
COMPOSIÇÃO DO PRODUTO Anaculturas de Clostridium chauvoei, C. novyi, C. sordellii, toxóides concentrados dos C. perfringens B, C e D, C. septicum, C. tetani e C. botulinum C e D, mortas pelo formaldeído e absorvidas pelo gel de hidróxido de alumínio.
DOSES E MODO DE USAR O produto deve ser aplicado pela via subcutânea, observando-se os cuidados usuais de assepsia. Bovinos: 5 mL. Vacinar os bezerros aos 4 meses de idade. Revacinar 30 dias após e anualmente. Ovinos e Caprinos: 2 mL. Vacinar cordeiros e cabritos aos 30 dias. Revacinar 30 dias após e anualmente. Suínos: 2 mL. Vacinar os leitões aos 30 dias de idade. Revacinar 30 dias após e anualmente. Animais adultos não vacinados: Vacinar com 2 doses com intervalo de 30 dias entre elas e anualmente com 1 dose. Outros esquemas de vacinação poderão ser adotados sob responsabilidade exclusiva do médico veterinário.
CUIDADOS E PRECAUÇÕES Vacinar somente animais sadios. O produto deve ser conservado à temperatura de 2 ºC a 8 ºC. Não congelar. Utilizar agulhas e seringas estéreis. Desinfetar o local da aplicação. Agitar vigorosamente o frasco antes e durante a utilização da vacina. Não vacinar animais doentes, debilitados, convalescentes, com deficiências nutricionais, submetidos a ¿stress¿, ou com uma alta carga parasitária, pois esses fatores comprometem o estabelecimento de uma imunidade sólida e duradoura. O uso de qualquer produto biológico pode produzir reações anafiláticas. Neste caso administrar o sulfato de epinefrina ou de atropina. As fêmeas em época de acasalamento devem ser vacinadas dias antes da cobertura, para que haja transferência de anticorpos para os filhotes, via colostro. Não utilizar vacinas que tenham a data de validade vencida. Os frascos vazios devem ser incinerados após o uso. Não vacinar animais 21 dias antes do abate. O uso concomitante, ou em dias que antecedem e sucedem à vacinação, com substâncias antimicrobianas ou antiinflamatórias poderá interferir no desenvolvimento e manutenção da resposta sólida e duradoura. Não armazenar a vacina após ter sido aberta.
ATENÇÃO Manter este ou qualquer outro medicamento fora do alcance de crianças e animais domésticos. VENDA SOB PRESCRIÇÃO E APLICAÇÃO SOB ORIENTAÇÃO DE MÉDICO VETERINÁRIO. |