Fertium é um condicionador de solos

Fertium É Um Condicionador De Solos

R$ a combinar
Localização:
São Paulo, São Paulo (SP)
Vendedor:
BIOSOJA
Perguntar Compartilhe no Facebook
O telefone do vendedor é:


Descrição

O Fertium® é um condicionador de solos com alto teor de substâncias húmicas (ácidos húmicos, ácidos fúlvicos e huminas) proveniente da humificação dos materiais orgânicos ao longo de milhares de anos.

O Fertium® é isento de plantas daninhas, microrganismos patogênicos, pragas, resíduos de inseticidas e herbicidas.

As substâncias húmicas do Fertium® possuem elevado peso molecular. Como as suas moléculas são altamente estáveis no solo e resistentes ao ataque microbiano apresentando grande efeito residual nos solos.

SUBSTÂNCIAS HÚMICAS
As substâncias húmicas são o estágio final da humificação dos resíduos orgânicos do solo e são uma mistura complexa de compostos orgânicos com partículas extremamente pequenas e com grande interação com os demais componentes do solo.
As substâncias húmicas são classificadas em três frações ou grupos químicos: ácidos fúlvicos, ácidos húmicos e huminas. 
Os ácidos fúlvicos tem um grande efeito nas plantas e as huminas desempenham um papel fundamental na melhoria das propriedades físicas e físico-químicas dos solos.
Os ácidos húmicos possuem características intermediárias entre os ácidos fúlvicos e as huminas, e atuam tanto nas plantas como nas propriedades dos solos.
Portanto, nos solos tropicais, aonde as condições de cultivo são extremas, o manejo das substâncias húmicas é de fundamental importância para a sua sustentabilidade agrícola a médio e longo prazo.

GARANTIAS DA FERTIUM®
Parâmetros Fertium®
Carbono orgânico total (COT) 1/ 17%
Capacidade de troca catiônica (CTC) 20%
Capacidade de retenção de água (CRA) 60%
Umidade máxima 20%
Cor 1/ escura
Odor 1/ inodor
Natureza física farelado
Registro no MAPA SP-80417-10009-2
1/ O teor de carbono orgânico total (COT) e as características físicas (cor e odor) são informações adicionais não constando no registro do produto no MAPA.
Para converter o teor de carbono orgânico total (COT) em matéria orgânica (MO), multiplicar o teor do COT por 1,724.
   

 

 

As substâncias húmicas do Fertium® proporcionam uma série de benefícios às plantas e aos solos.

1. Benefícios nas plantas

  • Aumenta a capacidade germinativa das sementes e o enraizamento das mudas transplantadas
  • Estimula o desenvolvimento do sistema radicular das plantas proporcionando maior absorção de água e nutrientes
  • Maior resistência das plantas aos estresses ambientais, tais como, veranicos, variações bruscas na temperatura do solo e do ar
  • Maior desenvolvimento vegetativo das culturas
  • Maior produtividade das culturas

2. Benefícios nos solos
O Fertium® confere aos solos um maior equilíbrio químico, físico, físico-químico e biológico aumentando o seu potencial produtivo.

2.1. Efeitos do Fertium® nas propriedades físico-químicas do solo
•Aumenta a capacidade de retenção dos cátions (CTC) dos solos reduzindo as perdas dos nutrientes catiônicos por lixiviação, tais como, potássio, cálcio e magnésio. A CTC do Fertium® é de 900 mmolc / kg ou 90 cmolc / kg, enquanto que a CTC da maioria dos solos brasileiros situa-se entre 50 e 100 mmolc / kg ou 5 a 10 cmolc / kg

•Aumenta a capacidade de retenção de água (CRA) dos solos tornando as plantas mais tolerantes aos veranicos

•Neutralização das substâncias tóxicas nos solos, tais como, alumínio e metais pesados (cádmio, chumbo, cromo, níquel e selênio) pela formação de complexos orgânicos com alta estabilidade química

•Reduz a salinidade dos solos provocada pelo acumulo de sódio proveniente de determinados fertilizantes minerais e/ou em solos naturalmente salinos (Semi-árido Nordestino)

2.2. Efeitos do Fertium® nas propriedades físicas do solo
•Melhora as propriedades físicas do solo formando e mantendo agregados com alta estabilidade. A estrutura granular favorece maior infiltração da água, aeração do solo e maior resistência do solo a erosão

•Diminui a plasticidade e coesão dos solos argilosos minimizando a sua compactação

•Diminui as oscilações da temperatura dos solos propiciando maior desenvolvimento do sistema radicular das plantas e maior atividade microbiana

2.3. Efeitos do Fertium® na disponibilidade dos nutrientes
•Aumenta a disponibilidade do fósforo às plantas com a redução da fixação deste nutriente através da complexação dos óxidos de ferro e de alumínio dos solos e liberação de parte do fósforo anteriormente adsorvido pela fração mineral 

• Aumenta a disponibilidade do potássio, cálcio e magnésio às plantas pela redução das perdas destes nutrientes por lixiviação principalmente nos solos com menor capacidade de retenção de cátions (solos arenosos ou de textura média e os solos altamente intemperizados)

2.4. Efeitos do Fertium® nas propriedades biológicas do solo
•Estimula a atividade dos microrganismos benéficos às plantas fornecendo substâncias húmicas, ácidos orgânicos e outros compostos que servem de fonte de energia e de nutrientes

 

O Fertium® pode ser aplicado de diversas maneiras nas culturas anuais, perenes, hortaliças, reflorestamentos e pastagens.

De maneira geral, o Fertium® pode ser aplicado a lanço em área total e não há necessidade da sua incorporação ao solo. Entretanto, se houver necessidade de uma gradagem ou subsolagem, o produto pode ser incorporado na camada superficial do solo.

Em culturas anuais, pastagens e na implantação dos reflorestamentos, aplicar o Fertium® em pré-plantio a lanço em área total. Utilizar preferencialmente equipamentos que minimizam a deriva proporcionada pelos ventos ou pelas rajadas dos ventos.

Em cana planta, o produto pode ser aplicado a lanço em área total ou no sulco do plantio com os equipamentos utilizados para a distribuição da torta de filtro. Em cana soca, aplicar o produto a lanço em área total logo após o corte da cultura.
Nas culturas que exigem o plantio em canteiros, tais como o alho, cebola, cenoura e beterraba, aplicar o produto uniformemente no solo a lanço em área total e incorporando-o no preparo dos canteiros. Eventualmente, o produto pode ser aplicado logo após o preparo dos canteiros e antes do plantio das hortaliças.
Em hortaliças com frutos, tais como, tomate, pimentão e berinjela, aplicar o Fertium® manualmente no sulco de plantio e na amontoa.

Em culturas perenes, aplicá-lo em todas as fases da cultura: plantio, formação e produção. Quando aplicado no sulco de plantio ou na cova das culturas perenes, misturá-lo com o solo antes do transplante das mudas, evitando o contato direto com as raízes das mudas transplantadas.

Nas fases de formação e produção das culturas perenes, aplicá-lo na faixa adubada do solo sob a projeção da copa. Aplicá-lo no início da estação das chuvas ou no reinício das irrigações logo após o período de repouso.

Em reflorestamentos, o Fertium® pode ser aplicado de diversos modos. No plantio das florestas, aplicá-lo a lanço em área total ou no sulco de plantio e nas fases de formação das florestas, aplicá-lo na faixa adubada com os fertilizantes minerais.

Em todas as situações mencionadas acima, sempre evitar o contato direto do Fertium® com as sementes e com o sistema radicular das mudas transplantadas. Pode ocorrer redução no poder germinativo das sementes e morte das mudas logo após o transplante. Aplicá-lo ao lado e logo abaixo das sementes e mudas (5 a 7,5 cm) e misturá-lo uniformemente com o solo.

 

O Fertium® é compatível com a grande maioria dos fertilizantes minerais.

Entretanto, evitar a mistura do Fertium® com fertilizantes com grande capacidade de absorção de umidade do ar, tais como, os fertilizantes minerais nitrogenados (nitrato de amônio, nitrato de cálcio, sulfato de amônio e uréia) e com os formulados nitrogenados, por exemplo, 20-00-20, 20-05-20 e 25-00-25.

 

Armazenar o Fertium® em local fresco, seco, coberto e ventilado.

Utilizar pallets evitando o contato direto do produto com o piso e com as paredes do local de armazenamento.

Em locais com alta umidade relativa do ar, o Fertium® pode absorver umidade aumentando o peso das embalagens.

Em locais com baixa umidade relativa do ar, o Fertium® pode perder umidade diminuindo o peso das embalagens.

Evitar fazer pilhas muito grandes e muito altas. As pilhas muito grandes impedem o arejamento e as muito altas, além do risco de desmoronamento, se não estiverem bem feitas, podem ocasionar compactação das camadas inferiores. O empilhamento máximo deve ser de 8 sacos de 40 kg.

 

A validade do Fertium® é de 5 anos após a data de fabricação, se armazenado adequadamente e com a embalagem fechada.

Em caso de dúvidas, consulte o Departamento Agronômico do Grupo Bio Soja ou o nosso Representante Comercial.

 

 

Culturas

Época de plantio Dosagem

Época de aplicação

Algodão, amendoim, arroz, 
cevada, feijoeiro, milho, soja, 
sorgo e trigo

Pré-plantio 500 a 1.000 kg/ha Aplicar a lanço em área total

Alho e cebola

Pré-plantio 1 a 2 t/ha Aplicar a lanço em área total antes
do preparo dos canteiros
Bananeira Plantio 500 g/cova Misturar com os fertilizantes de plantio
Formação e produção 1 a 2 t/ha Aplicar na faixa adubada do solo no início da estação das chuvas

Batata

Pré-plantio 1 a 2 t/ha Aplicar a lanço em área total

Cafeeiro

Plantio 200 a 300 
g/metro linear
Misturar com os fertilizantes de plantio
Formação e produção 1 a 2 t/ha Aplicar na faixa adubada do solo no início da estação das chuvas ou das irrigações

Cana-de-açúcar

Cana planta 500 a 1.000 kg/ha Aplicar em pré-plantio a lanço em área total
Cana soca 500 a 1.000 kg/ha Aplicar a lanço em área total após o corte

Citros, manga e goiaba

Plantio 500 g/cova Aplicar quando as brotações estiverem com
60 a 70 cm de comprimento
Formação 2 a 4 kg/planta Aplicar na faixa adubada do solo no início da estação das chuvas ou das irrigações
Produção 1 a 2 t/ha
Gramados Pré-plantio 150 a 300 g/m² Aplicar a lanço em área total
Manutenção 150 a 300 g/m² Aplicar no início da estação das chuvas irrigando
logo após a aplicação do produto
Hortaliças folhosas Pré-plantio 150 a 200 g/m² Aplicar a lanço em área total antes do
preparo dos canteiros
Mamoeiro Plantio 500 g/cova Misturar com os fertilizantes de plantio
Produção 1 kg/planta Aplicar na faixa adubada do solo no início da estação das chuvas
Maracujá Plantio 300 g/cova Misturar com os fertilizantes de plantio
Produção 500 g/planta Aplicar na faixa adubada do solo no início da estação das chuvas
Melão e melancia Pré-plantio 1 a 2 t/ha Aplicar a lanço em área total
Mudas de hortaliças Pré-mistura
com substrato
3 a 5 L/100 L 
de substrato
Misturar bem com o substrato e umedecer logo após
Mudas de plantas perenes Mistura com
substrato
3 a 5% em volume Misturar bem com o substrato e umedecer logo após
Pastagens e capineiras Plantio 500 a 1.000 kg/ha Aplicar a lanço em área total
Manutenção 500 a 1.000 kg/ha Aplicar no início da estação das chuvas
Tomate estaqueado, pimentão,
berinjela e demais hortaliças
com frutos
Plantio 150 a 200 g/pé Aplicar no sulco de plantio com os fertilizantes minerais
Tomate industrial Pré-plantio 1 a 2 t/ha Aplicar a lanço em área total
Videira Plantio 1 kg/pé Misturar com os fertilizantes de plantio
Formação e produção 1 a 2 kg/planta Aplicar com os fertilizantes fosfatados logo após a poda
As recomendações de uso poderão ser alteradas conforme as necessidades das culturas sob a orientação de um profissional da área agronômica

 

 

FERTIUM® NA CULTURA DO ALGODOEIRO

 

Efeito do Fertium® na produtividade do algodoeiro cultivado no Oeste da Bahia.

Produtor: Grupo Mizote (Paulo Massayoshi Mizote)
Propriedade: Fazenda Mizote Sede
Município: São Desidério, BA

Fonte: Gessé Oliveira Andrade, RTV do Grupo Bio Soja no Oeste da Bahia (safra 2008/2009)


FERTIUM® NA CULTURA DO FEIJOEIRO

 

Efeito do Fertium® na produtividade do feijoeiro Pérola cultivado na região de Unaí, MG.

Produtor: Dirceu Júlio Gatto
Propriedade: Fazenda Buritis
Município: Unaí, MG

Fonte: Ricardo Froes, RTV do Grupo Bio Soja, Eder Guirau & Maickon Balator, Dept° Agronômico do Grupo Bio Soja (safra 2009)


FERTIUM® NA CULTURA DA SOJA

 

Efeito do Fertium® na produtividade da soja cultivada em General Carneiro, MT.

Produtor: José Antônio Gonçalves Viana
Propriedade: Fazenda São Mateus
Município: General Carneiro, MT

Fonte: Florisnaldo Piffer de Miguel, RTV do Grupo Bio Soja, Coordenador de Vendas do Mato Grosso (safra 2008/2009)


FERTIUM® NA CULTURA DA SOJA

 

Efeito do Fertium® na produtividade da soja cultivada na região de Jesuítas, PR.

Produtor: Renato Ramos da Costa
Propriedade: Sítio Santo Antônio
Município: Jesuítas, PR

Fonte: Vitoldo Sobanski Filho 
(RTV do Grupo Bio Soja)


 

Sacaria 
lisa de 40 kg
Big Bag (1 t)



Você assume toda a responsabilidade pela cotação deste item. Você acha que este anúncio é contra a política de Agroads? Informar aqui
Dados do vendedor
Apelido:
BIOSOJA
Membro desde:
24/7/2012
Localização:
São Paulo, São Paulo (SP)
+ Defensivos Orgânicos
Mais anúncios de Defensivos Orgânicos